composição filosófica
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente a ser avaliado e a julgar a suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos. Temos a tendência em perceber se o que fazemos é certo ou errado, justo ou injusto, correto ou incorreto.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis sem ter de prejudicar ninguém para atingir um fim. Através da regra fundamentada das nossas ideias e da virtude, certos valores são perseguidos por todo o ser humano e cujo esse alcance resume se a uma existência plena e feliz.
.
A ética não é algo subreposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Idéias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem a nossa realidade, a tal realidade que passamos diariamente sem darmos conta.
Nas nossas relações quotidianas estamos sempre diante de vários problemas do tipo: Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? Será que é correto tomar tal atitude? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? Existe alguma ocasião em que seria correto atravessar um sinal de trânsito vermelho?
Um exemplo muito conhecido é quando por exemplos somos obrigados numa ocasião a escolher em salvar a vida a cinco pessoas que estão em cima da linha férrea presas ou salvar dez pessoas que estão do outro lado da linha. Temos de agir rapidamente pois