Composição das rochas
Waldecir Gonçalves Soares Rm 201201153212
Introdução
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, por vezes, embora raras, constituídas por um só mineral.
São, normalmente, agrupadas, de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
Neste trabalho vamos dar ênfase nas rochas de composição sedimentar:
As rochas sedimentares são constituídas por duas classes de materiais:
a) Materiais clásticos ou detríticos
b) Materiais precipitados quimicamente
Formação
As rochas sedimentares são formadas a partir da pressão exercida sobre as partículas de sedimentos carregados e depositados pela ação de ar (vento), gelo ou água, conforme os sedimentos se acumulam, eles vão sofrendo cada vez mais pressão, se transformando em rocha.
Estas rochas são formadas por:
Minerais herdados, são minerais que proveem diretamente de rochas pré-existentes.
Minerais de neoformação, são minerais novos formados devido a transformações químicas ou precipitações de soluções.
Partes de seres vivos, conchas e corais.
Rochas sedimentares contem informações valiosas sobre a história de nosso planeta através de seus fosseis, preservados em animais e plantas, a composição dos sedimentos nos fornecem pistas sobre a rocha original, as diferenças entre sua camadas nos indicam mudanças de ambiente que ocorrem ao longo do tempo.
Do contrario das rochas ígneas e metamórficas as rochas sedimentares podem conter fosseis por se formarem sob temperatura e pressão que não destroem os restos fósseis.
As rochas sedimentares são encontradas em todo continente da crosta terrestre extensivamente, porem a contribuição total das rochas sedimentares cubram apenas 5 (cinco por cento do total), dessa forma as rochas sedimentares representam uma fina camada de uma crosta composta de