Solos123

2006 palavras 9 páginas
Trabalho de Solos

1. Granito

Classificação:O granito é um tipo comum de rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo, mica e feldspato tendo como minerais acessórios mica (presente praticamente sempre), hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.As cores de granito mais encontradas na natureza são os tons cinzento e avermelhado, contudo encontram-se nas cores: branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom.

Composição química: Formado por Mica + Quartzo + Feldspato

Importância:O granito é quase sempre sólido (sem estrutura internas), duro e resistente, sendo por essas qualidades usado como pedra para a construção civil.

2. Basalto

Classificação: O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio.

Composição química: Quartzo, Feldspatos, alcalinos, minerais ferromagnesianos

Importância:O basalto é uma rocha de extrema importância mundial, sendo utilizada na construção civil e na pavimentação de estradas de vários países. Através do basalto é possível obter “pedras” de detalhes, “pedras” de revestimento e brita.

3. Gnaisse

Classificação: Gnaisse é uma rocha de origem metamórfica, resultante da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos. Sua composição é de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássico, plagioclásio, e ainda quartzo e biotita, sendo por isso considerada essencialmente quartzofeldspática.

Composição Química: Sílico-aluminosa com álcalis, cálcio alcalina

Importância: Rocha de grande variação mineralógica e grau metamórfico, é amplamente empregada com brita na construção

Relacionados