comportamentos psicologico
1- A prontidão para aprender compreende três fatores básicos: maturação compreende aspectos de natureza física, ligados ao desenvolvimento do organismo, ou seja, a criança deve ter a hora certa de aprender as coisas, conforme a sua maturação. Experiência anterior, qualquer matéria só poderá ser aprendida na medida em que se relacionar com a experiência anterior da pessoa que aprende. Motivação é o terceiro fator de prontidão, pois se a pessoa que esta na posição de aprender não se interessar, não irá adiantar a maturação e nem a experiência anterior, pois a pessoa precisa ter vontade de aprender para poder aprender de verdade.
2- Atitude ativa ajuda e muito no aprendizado de uma pessoa, pois precisa-se haver interesse em se aprender para que se possa fixar o assunto. Com intenção de aprender e atitude ativa, o período de tempo necessário para aprender é cerca de dez vezes menor do que se não houver intenção.
3- O sentido da aprendizagem pode ser dividido em três aspectos: possibilidade de associações, pois quanto mais associações fizermos em relação a uma matéria a ser aprendida, menor será o tempo necessário para aprender essa matéria. Organização do material, ou seja, é preciso organizar o material a ser dado para os alunos para que eles possam entender mais facilmente. O terceiro aspecto é a utilidade, pois quando se tem uma utilidade pratica aprende-se mais depressa, e enquanto a aprendizagem for utilizada, não será esquecida.
4- Pode-se afirmar por pesquisas que as repetições espaçadas são mais eficientes que as repetições intensas, pois elas ajudam mais no aprendizado, pois assim ajuda a manter o cérebro a fixar diariamente aquele aprendizado.
5- Conhecimento do progresso, com a pessoa ciente dos seus resultados alcançados é um fator importante para uma boa aprendizagem, pois assim estimula a pessoa a aprender.
6- Ensino para a pratica, ou seja, para que a aprendizagem seja eficiente é necessário que o aluno possa colocar em pratica o que ele