Comportamentos profissionais que melhoram a carreira
A convivência no ambiente de trabalho requer algumas regras e jogo de cintura para lidar com algumas situações inusitadas, seja com chefes ou colegas de trabalho. Saber quais são os limites, como se comportar e até que ponto a convivência é a ideal são apenas algumas das dúvidas muito frequentes no mundo dos negócios. Pensando nisso, a consultora de imagem Ana Vaz explica as dicas traçadas pela Forbes Brasil e orienta sobre as atitudes.
‘Num mundo onde aparelhos eletrônicos e acessórios pessoais estão cada vez mais adaptados e presentes, as relações interpessoais se tornam ainda mais desafiadoras’, comenta Ana Vaz. Dessa forma, algumas pessoas confundem a liberdade do ambiente social e transmitem uma imagem negativa. A consultora dá 10 dicas:
1. Bata antes de entrar: Educação e bom senso são pontos principais para uma boa convivência, Ana
Vaz explica, “A falta de limite físico ou a diminuição dele nos deixou mais livres, mas com a liberdade, ganhamos a casualidade, que num piscar de olhos, pode se transforma em falta de educação. Não somos todos amigos e não somos uma só pessoa ou família. Somos indivíduos e precisamos do nosso espaço. Ajude-se e ajude ao outro a respeitar estes limites”.
2. Ligue ou mande e-mail antes de procurar alguém: A comunicação é essencial para a organização de todos os profissionais, aparecer ou ligar de surpresa pode ser inconveniente. “No caso de assuntos mais longos, vale sempre ligar, enviar e-mail ou SMS (sim, ele também é válido!) perguntando sobre o melhor horário. Agendar ainda está em alta!”, completa a consultora Ana Vaz.
3. Não deixe recado de voz se você sabe que não é uma boa hora: “Além disso, não envie SMS, ou mensagem pelo whatsapp. Por mais que os limites entre vida pessoal e profissional estejam tênues, essas formas de comunicação, neste momento, podem ser lidas como invasão de privacidade. É para isso que o e-mail existe hoje em dia, menos instantâneo, ele fica