Comportamentos alimentares em diferentes fases da vida - Idosos
Trabalho bimestral realizado para a disciplina de Antropologia da alimentação com o objetivo de ilustrar e discutir os hábitos alimentares dos idosos em uma casa de repouso. O grupo escolheu o tema alimentação dos idosos, e fizemos a visita à uma casa de repouso para observarmos o que está disponível na alimentação dos idosos e qual o gosto dele.
Escolhemos falar sobre a alimentação dos idosos pois processo de envelhecimento traz certas adversidades e dificuldades, nas quais muitas vezes eles necessitam de uma alimentação bem diferenciada, muitas vezes adaptando uma grande quantidade de novos alimentos ao seu paladar. A equipe responsável pelos idosos é composta por: Fisioterapeuta, Nutricionista, Auxiliar de enfermagem e cuidadoras, juntamente com a nutricionista eles elaboram um cardápio simples e balanceado, com alguns alimentos funcionais necessários para suprir as necessidades humana.
O desenvolvimento desse projeto nos possibilitou a prática do trabalho em equipe, onde convivemos algumas horas com os idosos e podemos analisar os métodos utilizados para alimentação, desde o modo de preparo até eles se alimentarem. Notamos que a comida acaba sendo um momento de alegria para grande maioria desses idosos, por isso consideramos necessária uma profunda busca sobre o importante papel que a comida pode desempenhar como forma de resgate de alegria desses idosos no espaço que eles vivem.
Para realização do planejamento dietético alimentar, é imprescindível a compreensão das mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento, da análise dos fatores econômicos, psicossociais e de intercorrências farmacológicas associadas às várias doenças que interferem no consumo alimentar e, sobretudo, na necessidade de nutrientes, tais adquiridos através de um consumo maior de frutas, verduras legumes e cereais, o que não vimos na pratica, inclusive opinamos sobre a necessidade da inclusão de alguns