Comportamento tica e Legalidade nas Organiza es
A legalidade é uma qualidade do que é legal, do que está de acordo com a lei. A ética diz respeito ao conjunto de normas de conduta que condiciona o comportamento de uma pessoa na sociedade em que a mesma está inserida e que para a sociedade é julgado como certo. Pode-se dizer, que nem sempre o que é legal, é ético e vise e versa. Muitas organizações, principalmente de países subdesenvolvidos, por exemplo, não se preocupam com as questões ambientais e continuam poluindo rios, atmosfera, desmatando reservas florestais, entre outras. Muitas dessas ações são legalmente permitidas por que a lei não proíbe, mas isso é um comportamento anti-ético, pois está em desacordo com a grande preocupação social do momento, que é a preservação do meio ambiente. Utilizando esse mesmo exemplo, podemos citar a conduta ética de funcionários de uma dessas organizações, que hipoteticamente resolve manifestar-se contra as agressões ambientais promovidas pela empresa, impedindo que a mesma continue a desempenhar a atividade agressora. A interrupção será vista como conduta ilegal perante a justiça, porém diante da conduta ética da sociedade estará de acordo com os princípios morais existentes.
Muitas empresas trabalham com um Código de Ética interno, elaborado para controlar e regulamentar o comportamento de todas as pessoas envolvidas na organização. Esse documento registra parte dos valores e da cultura organizacional e que deve ser levado ao conhecimento de todos os funcionários, principalmente, quando estes são integrados a empresa. É importante ressaltar que o Código de Ética da empresa precisa estar de acordo com as normas legais e morais do mercado em que a empresa atua, pois isso ajudará a guiar o comportamento empresarial, evitando problemas futuros com a Justiça e com a sociedade.
Além de se preocupar em elaborar o seu Código de Ética com base no comportamento e na moral da sociedade, é importante, também, que a empresa