COMPORTAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO
Na rua, as pessoas estão geralmente com pressa. Uma breve inclinação de cabeça significa um agradecimento à pessoa que nos cedeu à passagem.
Evite discussões em locais públicos, principalmente com quem o acompanha.
Comentários de certos assuntos geram controvérsias e muitas vezes acabam em discussões. Tome cuidado ao falar de religião, política ou questões particulares em voz alta nas ruas ou lugares públicos.
Quando uma senhora deixa cair um embrulho, o homem educado deve apanhá-Lo Quando o homem deixa cair um embrulho, basta preveni-lo: “o senhor deixou cair qualquer coisa”.
Caminhando pela calçada, procure acompanhar a velocidade das outras pessoas. Se estiver com pressa, e esbarrar nas pessoas, saiba desculpar-se.
O canto da calçada, junto às paredes, continua sendo o lugar que o homem reserva para a mulher, ou para a pessoa mais idosa. Estando a calçada muita cheia, deixe a senhora ir um pouco à frente e fique discretamente à esquerda, um pouco mais atrás. Quando há espaço e três pessoas caminham juntas, o lugar de honra é o centro.
A norma de circulação diz que quem está entrando num edifício, loja, enfim em qualquer lugar, deve ceder o lugar a quem sai, não importando sexo, nem idade de quem entra ou de quem sai.
Utilizando o telefone, limite-se ao essencial, e se necessário marque o seu encontro para prosseguir a conversa com mais calma. No local de serviço ou num “orelhão” público, lembre-se que existem outros usuários querendo utilizar o aparelho.
Ao atender uma ligação o correto é quem liga, se identificar dizendo seu nome, e com quem deseja falar.
Evite discussões também no trânsito, e não use a buzina desnecessariamente.
Não reaja a provocações.
Ao perceber que pessoas idosas ou senhoras se aproximam de um coletivo, elevador, fila, etc, o homem cede a sua vez, a não ser que dispensem a cortesia;
Ao marcar encontros, seja pontual;
Ao demonstrar seus conhecimentos, não humilhe quem pouco sabe do assunto;
Ao entrar num