Comportamento Reologico
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE
Disciplina: Fundamentos de Fenômenos de Transporte
PRÁTICA – DETERMINAÇÃO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE GORDURA DE FRANGO
1 OBJETIVO:
Determinar o comportamento reológico de gordura de frango submetida a diferentes temperaturas.
2 INTRODUÇÃO:
A reologia é o ramo da mecânica dos materiais que estuda as propriedades físicas que influenciam o transporte de quantidade de movimento de um fluido. Ramo da física que estuda a viscosidade, plasticidade, elasticidade e escoamento da matéria, ou seja, um estudo das mudanças na forma e no fluxo de um material, englobando todas estas variáveis.
O conhecimento do comportamento de fluidos envolvidos na indústria é importantes sob vários aspectos, um bom exemplo seria o projeto de equipamentos de processo, a obtenção de informações sobre a estrutura dos materiais e avaliação e predição dos atributos de textura de produtos acabados, entre outros.
Para estudar o comportamento reológico dos diferentes produtos, é necessário recorrer à reometria, que nos permite medir as propriedades reológicas dos materiais de interesse nos distintos campos da indústria. Por meio desta podem-se obter equações que descrevem o comportamento reológico dos fluidos, isto é, modelos matemáticos que correlacionam tensão de cisalhamento versus taxa de deformação, assim como suas viscosidades. Os principais modelos reológicos para descrever o comportamento dos fluidos são (STEFFE, 1996):
a. Modelo de Newton (1)
b. Modelo da Lei da Potência ou Ostwald-de-Waele (2)
c. Modelo de Binghan (3)
d. Modelo de Herschel-Bulkley
(4)
Em que, γ é a taxa de deformação; τ é a tensão de