Comportamento organizcional
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RELATÓRIO SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Porto Alegre, abril de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RELATÓRIO SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, como requisito da disciplina de Comportamento Organizacional sob orientação do Professora Ma. Yaeko Ozaki.
Porto Alegre 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5
2. INOVAR PARA APRIMORAR 6
3. A LIDERANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO 8
4. PERECEPÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESFERA ORGANIZACIONAL 9
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
ANEXOS 16
INTRODUÇÃO Este relatório irá proporcionar uma visão sobre o Comportamento Organizacional, com foco nos conceitos básicos como inovação, liderança, comunicação, eficácia e eficiência dentro das organizações analisando seus pontos positivos, negativos e suas consequências.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGNANIZACIONAL
Conforme CARAVANTES (p. 28, 2009) o Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional. BOWDITCH (p. 1, 2006) explica que Comportamento Organizacional é o entendimento do processo de gestão e que ele amplia o ensino de gestão e inclui o estudo de indivíduos, de grupos e de suas interações organizacionais. Assim podemos dizer que Comportamento Organizacional é o estudo das ações e atitudes das pessoas dentro das organizações. Desta forma, podemos identificar os seguintes fatores: ética, organização, comportamento, personalidade, comprometimento, eficiência. Fatores estes que são analisados em uma determinada situação. Podemos dizer que as organizações são chamadas de sistemas abertos. Já sistemas fechados são