Comportamento Organizacional Profissional
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
EPIDEMIOLOGIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
JESSIKA KALUANA BARBOSA DA SILVA RA: 8929140050
Plano de Ação
Prof. Me. Carlos Alberto Martinez de Moraes
SOBRADINHO/DF
2014
JESSIKA KALUANA BARBOSA DA SILVA RA: 8929140050
Plano de Ação
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera - Uniderp polo Sobradinho-DF, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Sob a orientação do Prof. Me. Carlos Alberto Martinez de Moraes.
SOBRADINHO/DF
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho é uma das fontes de satisfação nas diversas necessidades humanas, como a auto-realização, sobrevivência e manutenção de relações interpessoais. Entretanto, pode ser fonte de adoecimento, quando possui fatores de risco para a saúde e o trabalhador nãoconsegue se proteger destes riscos. São vários os fatores de risco – físicos, biológicos, químicos e psicológicos – que podem causar doenças ocupacionais, sendo uma delas o estresse, entendido como os sintomas produzidos pelo organismo em resposta à tensão crescente, sendo também uma combinação de sensações físicas, mentais e emocionais que resultam das pressões, preocupações, ansiedade e emoções.
Atualmente no Brasil as empresas cada vez mais pensam em melhorar as condições físicas no sentido de reduzir os riscos de patologias decorrentes do estresse no ambiente de trabalho. Em aspectos sociais o bem estar psicológico, a saúde mental e a integridade moral dos trabalhadores também são trabalhados no ambiente organizacional da empresa. Desta forma tanto o colaborador quanto a qualidade dos pordutos e/ou serviços da empresa devem trabalhar as suas preocupações visando a melhoria do comportamento e desenvolvimento dos indivíduos e a qualidade são critérios imprescindíveis na gestão de pessoas, como higiene, segurança e medicina no trabalho.