Comportamento operante- caixa de skinner
Podemos começar esta análise explicando os métodos que foram utilizados durante o experimento.
São eles: O Comportamento Operante: Reforço e Modelagem.
O comportamento operante é a resposta emitida pelo organismo que produz alteração no ambiente, ou seja, o comportamento é controlado por suas conseqüências que vão influenciar as ocorrências futuras podendo trazer conseqüências negativas ou positivas, essas conseqüências também determinaram se o comportamento continuara a acontecer ou não.
Um tipo de conseqüência do comportamento que aumenta a probabilidade de que um determinado comportamento volte a acontecer, é chamado de Reforço.
Modelagem é uma técnica usada para ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencial de aproximação sucessivas do comportamento-alvo. Sendo uma característica fundamental da modelagem a imediaticidade do reforço, ou seja, quanto mais próximo temporalmente da resposta você estiver, mas eficaz ela será.
MÉTODO
Sujeito experimental:
[pic]
Procedimento:
O rato mostrado na figura acima esta em uma caixa de condicionamento operante. Toda vez que o animal pressionar a barra lhe será dado gotas de água. Para que esse aprendizado ocorra, veja abaixo as etapas pelas quais o rato foi submetido:
1° FASE:
✓ O Reforço (água) toda vez que o rato chegar próximo a barra.
2° FASE:
✓ O Reforço só é dado quando o rato encosta na barra.
3° FASE:
✓ O Reforço só é dado quando o rato pressiona a barra.
Com essas etapas concluímos a modelagem de pressionar a barra.
Análise Estatística
[pic]
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conforme mostra o gráfico acima, podemos verificar as mudanças do comportamento operante e suas variações em relação à quantidade de repetições por minuto. Com isso concluímos a nossa analise em comprovar que o comportamento é controlado pelas suas conseqüências que influência nas ocorrências futuras, com essas informações reforçamos todas as atitudes de