comportamento humano
O profissional observa e analisa as atitudes do paciente, identifica doenças mentais, distúrbios de personalidade, prevenindo e tratando essas doenças. Procura ajudar, apontando as causas dos problemas e modificando percepções e comportamentos inadequados. “Normal ninguém é. Todas as pessoas têm um transtorno que as fazem sofrer”, ressalta a professora.
O psicólogo tem muitas opções para atuar. De acordo com a professora, as principais são a Psicologia Clínica (trabalha com o desenvolvimento das pessoas, problemas psicológicos e autoconhecimento), Psicologia Escolar e Educacional (promove o desenvolvimento intelectual, social e educacional do aluno e prepara e treina professores), Psicologia Organizacional e Industrial (visa melhorar o funcionamento da empresa e aumentar a satisfação do trabalhador), Psicologia Social (estuda como as pessoas influenciam umas as outras), Psicologia Comunitária (trabalha com pessoas com problemas psicológicos dentro de uma comunidade), Psicologia Hospitalar (trabalha com pacientes, par melhorar a adaptação e aceitação) e a Psicologia Jurídica ou Forense (aplica os conhecimentos psicológicos ao Direito).
Segundo Cleida, atualmente duas áreas estão contratando mais. “Hoje a Psicologia Organizacional tem um mercado de trabalho muito amplo. Se as pessoas pesquisarem sites de emprego, por exemplo, há mais de 10 mil vagas para analista de recursos humanos no país. É uma área de