Seminário: OUTSIDERS - Becker
O que foi o positivismo? Qual a sua relevância para o campo cientifico e como sua postura filosófica influenciou no estudo da criminologia?
Quais os pilares do paradigma etiológico de Lombroso?
Quais os pontos mais importantes da tese de Ferri e qual sua contribuição dentro da Escola Positivista Italiana?
Em torno de quais ideias a teoria de Garófalo se apoia? Explique.
O positivismo foi uma postura filosófica agnóstica que teve uma enorme influência no campo cientifico, em virtude da consagração do método experimental. Essa corrente tem sua relevância para o campo cientifico em relação as experiências de diversas áreas da ciência buscando explicar os fenômenos sociais de forma “matemática”. Teve influências na ciência criminal (criminologia), na tentativa de explicar e identificar delinquentes através de aspectos morais e principalmente físicos.
Lombroso estabelece uma Antropologia criminal centrando sua atenção em caracteres somáticos e biológicos do delinquente, ou seja, em cada delinquente pode detectar-se um bom número de características degenerativas que o identificam como delinquente.As teses de Ferri sobre a conduta delitiva afirmavam que o homem é uma maquina, que não fornece seus atos nada mais do que recebe do meio físico e moral em que vive. Ferri foi quem encarnou os aspectos mais controvertidos da Escola Positivista italiana.Garófalo tinha firme convicção de que o mundo estava habitado por seres, raças e classes superiores e outras, que não apenas são inferiores, como também qualificáveis como “povos baixos”. E por este motivo ele acredita que muitos delinquentes são indivíduos incompatíveis com a sociedade por causa de anomalias morais irredutíveis, adquiridas durante a infância, cuja adaptação, em numerosos casos, resulta impossível.