Comportamento dual da materia
Formulou a hipótese de que se uma onda de luz pode ter propriedades de partículas (efeito fotoelétrico), então as partículas como os elétrons podem ter propriedades de onda.
h λ= mv h = constante de Planck, m = massa da partícula, v = velocidade da partícula e λ = comprimento de onda da partícula. Essa equação sugere que uma partícula com massa pode se comportar como uma onda.
Prêmio Nobel de Física (1929): “...Pela sua descoberta da natureza ondulatória dos elétrons..” 2
Davisson e Germer realizaram experimentos de difração de elétrons por um cristal de níquel verificando assim o comportamento ondulatório do elétron. G. P. Thomson mostrou que a passagem de elétrons em uma fina camada de ouro produzia um padrão de difração. Thomson dividiu com
Davisson o prêmio Nobel em 1937 por esta demonstração.
Padrões de difração simulados comparam a difração de raios-X (esquerda) e elétrons (direita) através de uma fina folha de ouro.
3
Introdução à Mecânica Quântica
Por volta de 1925, os cientistas perceberam que as ideias clássicas utilizadas para descrever a matéria não funcionavam no nível atômico.
Entre 1925-1926, o físico alemão Werner Heisenberg e o físico austríaco
Erwin Schrödinger, independentemente e com perspectivas diferentes, publicaram os primeiros trabalhos que anunciavam o surgimento da mecânica quântica.
Assim como outras teorias a mecânica quântica é baseada em vários postulados. A mecânica quântica é fundamental para o entendimento de átomos e moléculas. 4
Princípio da Incerteza de Heisenberg
O princípio da incerteza afirma que existem limites para a exatidão de certas medidas.
h
∆ x∆ p ≥
4π
O princípio da incerteza nos mostra, matematicamente, que enquanto uma variável aumenta, a outra diminui, mas que nenhuma pode ser zero, quando determinadas simultaneamente.
5
A Equação de Onda de E. Schödinger (1887 – 1961)
^
HΨ
Ψ = EΨ
Ψ
Ψ = função