Comportamento Dos Jovens Dos Anos 60
Anos 60
Essa década foi marcada por grandes mudanças de comportamento. A vontade de se rebelar e a luta pela liberdade de se expressar sacudiram a juventude .
A BALADA
Woodstock foi o festival de rock mais importante da década com Jimi Hendrix e Janis Joplin.
MÚSICA
O rock'n'roll faz a cabeça de dez entre dez adolescentes. Os Beatles e os Rolling Stones levam milhares de fãs ao delírio. Aqui no Brasil surge a Jovem Guarda, com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. Os memoráveis festivais de MPB revelam talentos como Chico Buarque e Caetano Veloso.
A juventude sempre foi vista como uma breve transição para a idade adulta. A ordem era trabalhar cedo, casar logo e constituir família. Os anos 60 romperam com este padrão. Rebeldes, os jovens daquela década lutaram por várias causas, como liberdade política, sexual e igualdade entre os sexos, e criaram um ideal de juventude até hoje cultuado. Vinte anos depois, o espírito de rebeldia mantinha-se vivo, mas as causas eram mais difusas. Hoje, a ditadura é uma lembrança e o conflito de gerações quase desapareceu. O jovem está preocupado em deslanchar na carreira (sem muito stress), valoriza o suporte familiar e sua atuação política é menos partidária e mais social, como a defesa do meio ambiente.
Os anos rebeldes. Essa foi a característica mais marcante dos anos 60. A década foi pautada por várias mudanças, por questionamentos importantíssimos, mudanças a cerca de valores e comportamentos. A moda refletia as aspirações da juventude.
Enquanto os costureiros impunham a moda nas décadas anteriores, nos anos 60 essa situação se inverte: é o público que passa a exigir novas criações, mais precisamente os jovens, que tinham, por características, um estilo de vida emancipado. Queriam mudar o mundo e rejeitavam a estrutura de vida dos pais.
Tais jovens desprezavam a sociedade de consumo, repugnavam o conforto burguês e visavam um visual muito mais próximo das classes mais