Comportamento do Macaco
No âmbito da cadeira de Etologia, foi-me proposto a realização de um trabalho individual sobre o estudo de um comportamento humano, animal ou a comparação entre ambos. Optei por estudar o comportamento do Macaco. Tenho como objectivo definir alguns conceitos base, nomeadamente mamíferos, primatas, símios, macaco, entre outros. Vou apresentar resumidamente os primatas mais importantes, as características essenciais, e só depois é que irei falar nos comportamentos deste animal. Ao longo do trabalho, também tentarei fazer sempre que for pertinente, uma comparação entre o comportamento animal, macaco, e o comportamento humano. Será que somos assim tão parecidos?! Ou será que somos mesmo diferentes?!
A motivação para este trabalho é elevada. Estou demasiado expectante para conhecer melhor um animal que sempre me fascinou. Uma vez que, a Psicologia estuda o comportamento e fenómenos humanos, penso que este estudo será interessante porque contrapõe com o comportamento animal, algo que a Psicologia não aborda.
Macaco é o nome comum extensivo a todos os mamíferos da ordem dos primatas. Vivem em cima das árvores, mas, sobretudo em terra, na floresta ou na savana. Têm um regime alimentar vegetariano, extremamente variado. São independentes, excepto no que se refere às crias, com as quais as mães se ocupam durante muito tempo. Entre muitas outras características, há machos dominadores em cada grupo, que respeitam entre si, uma hierarquia rigorosa.
1. Mamíferos
Os mamíferos constituem uma classe dos animais vertebrados superiores. Caracterizam-se pela presença de glândulas mamárias nas fêmeas (produzem leite para a alimentação das crias), coração com quatro cavidades, respiração pulmonar e o corpo mais ou menos revestido de pêlos. São animais homeotérmicos, ou seja, têm a temperatura interna constante. Incluem certa de 5.500 espécies (onde também fazem parte os seres humanos), distribuem-se aproximadamente por 1.200 géneros, 152 famílias e até 46 ordens,