Comportamento do consumidor
Comportamento de Compra do Consumidor
RUA DOS CAETÉS
Após visita a Rua dos Caetés numa manhã de sábado, podemos observar atentamente o comportamento de consumo das pessoas que circulam naquela região. Além de observar a circulação das pessoas, observamos as lojas, os tipos de produtos vendidos, à disposição dos produtos nos departamentos comerciais, o tipo de abordagem dos vendedores, a forma de compra dos consumidores, dentre outras coisas. Fizemos algumas entrevistas com consumidores para aprofundarmos algumas questões e assim chegarmos a algumas conclusões.
* TIPOS DE LOJAS
Observamos na região a existência de lojas de preços baixos como R$1,99, lojas de artigos para casa, cozinha, limpeza; muitas lojas de roupa, masculina e feminina, artigos para bebês, e um grande número de lojas de acessórios femininos. Notamos, também, forte presença de lojas de artigos para cabeleireiros, manicure, tratamentos de beleza, além de consultórios odontológicos (que não estavam em funcionamento no dia por ser sábado). Além dessas, encontramos açougues, pastelarias, chaveiros, sapateiros, lojas de eletrodoméstico e armarinhos.
A maioria das lojas da Rua dos Caetés são populares, voltados para o público das classes C, D e E. As lojas apresentam uma grande quantidade de produtos expostos, sendo muitas vezes pendurados no teto ou dispostos em bacias, no caso das roupas.
Nas lojas de preço baixo, como R$1,99, os produtos são expostos em grandes quantidades em estantes e bacias, sem muita organização. Os artigos para limpeza muitas vezes estão misturados com roupas ou artigos de decoração. A venda nesses lugares são mais impessoais, tendo o consumidor contato com o vendedor apenas na hora do pagamento da compra.
Nas lojas de roupas, as peças são expostas em bacias, dividas por cor ou tipo, muitas vezes com preços promocionais ou descontos. O atendimento também é bastante impessoal. Foi observado em várias lojas vendedores anunciando