Comportamento da oferta e da demanda
A evolução do estudo da teoria microeconômica teve início basicamente com a análise da demanda de bens e serviços, cujos fundamentos estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade, que é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas.
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor:
-Preço do bem ou serviço;
-Renda do consumidor;
- Gosto pessoal;
-Expectativa;
-Necessidade;
Para estudar-se a influência isolada dessas variáveis utiliza-se a hipótese do coeteris paribus, que significa “tudo o mais constante”, ou seja, considera-se cada uma dessas variáveis afetando separadamente as decisões do consumidor, supondo que as demais variáveis permaneçam fixadas.
A lei geral da demanda é uma relação inversamente entre a quantidade procurada e o preço do bem, coeteris paribus.
Essa relação quantidade procurada/preço, pode ser representada por uma escala de procura ou curva de procura. Os economistas supõem que a curva ou escala revelam as preferência dos consumidores. A curva da procura inclina-se de cima para baixo, no sentido da esquerda para a direita, sempre inversamente porque é proporcional ao preço.
Se o preço de um bem aumenta, a queda da quantidade demandada será provocada por esses dois efeitos somados:
-Efeito substituição - Se um bem X possui um substituto Y, que satisfaça a mesma necessidade, quando o preço de X aumenta, coeteris paribus, o consumidor passa a consumir o bem Y.
-Efeito renda - Quando o preço do bem X aumenta e a renda do consumidor permanece constante, o consumidor perde o poder aquisitivo, e a demanda por esse bem diminui.
Outras variáveis que afetam a demanda de um bem é a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também, temos bens inferiores , cuja demanda