administraçao
Docente: Profa Dra. Fabiana Ortiz T. Mello
Aula: 20/02/2010
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução à Microeconomia
2. Mercados Consumidores (Demanda)
3. Mercados Produtores (Oferta)
4. Equilíbrio de Mercado
5. Elasticidade
1. INTRODUÇÃO A MICROECONOMIA
1.1. Considerações iniciais e pressupostos
Em função dos recursos produtivos serem escassos e as necessidades humanas ilimitadas, temos problemas econômicos na tarefa de alocar estes recursos (o que, como, quanto e para quem produzir). A Microeconomia vai se preocupar com estas questões, procurando resolvê-las.
1.2. Características Básicas e Aplicabilidade da Análise Microeconômica
A Microeconomia é a parte da Teoria Econômica que estuda o comportamento das empresas e dos consumidores e dos mercados nos quais estes agentes operam. Ela analisa a formação de preços em mercados ou setores específicos através da oferta de bens e serviços realizada pelas firmas e da demanda de bens e serviços dos consumidores.
Exemplo 1: quando uma frente fria atinge a Flórida, o preço do suco de laranja aumenta em todos os supermercados do país.
Exemplo 2: quando o tempo esquenta, aumentam as diárias dos hotéis nas praias.
Exemplo 3: quando há uma guerra no Oriente Médio, aumenta o preço da gasolina.
Todos estes eventos ocorrem por ação da Oferta e da Demanda (forças que movem as economias de mercado).
MDO
COMPRADORES VENDEDORES Determina Demanda Determina Oferta
A análise do equilíbrio parcial pressupõe a adoção da condição Ceteris Paribus no estudo microeconômico. Esta é uma expressão latina que significa “tudo o mais mantido constante”. Assim, para analisar um mercado isoladamente, supomos todos os demais mercados constantes. Ou seja, supomos que o mercado em estudo não afeta nem é afetado pelos demais. Isso é necessário porque temos que verificar o efeito de variáveis isoladas, independentemente do efeito de outras variáveis.
A