COMPORTAMENTO CLIENTE
Introdução
Comprar ou não comprar, eis a questão! Todo dia cada um de nós se depara com essa questão diversas vezes e, na grande maioria delas, nem suspeita o quão complexa essa decisão possa ser.
O processo de compra se inicia quando certos estímulos de marketing ou do ambiente chamam a atenção de uma pessoa, despertando uma necessidade, que é um sentimento de discrepância entre o estado atual e o desejado. O conhecimento do modo como surge a necessidade de comprar, como ocorre a procura da informação, e também dos fatores levados em consideração na decisão de compra é fundamental para entender o comportamento do cliente e realizar o planejamento corporativo.
Processo Decisório na Compra do Cliente
1- Reconhecimento das Necessidades
É definido como a percepção da diferença entre o estado desejado das coisas e o estado real, suficiente para estimular e ativar o processo de decisão.
Mesmo com as turbulências dos dias de hoje, as pessoas tem consciência de algumas necessidades, tais como: se alimentar, pagar as contas, ir ao supermercado, etc.
Todas as decisões de compra têm como objetivo principal resolver ou atender as necessidades identificadas. Porém, muitas vezes, o consumidor tem necessidades que ficam “dormentes”, ou seja, ele sabe de tal necessidade mas por algum motivo acabou deixando-a de lado. Neste tipo de situação, cabe a empresa estimular essas necessidades para obterem sucesso.
A empresa utiliza-se de várias táticas como, por exemplo, o uso de panfletos, anúncios através dos meios de comunicação, promoções, melhores condições de pagamento, entre outros. Com isso, desperta-se as necessidades que antes estavam de lado, faz com que o indivíduo se interesse pelo produto oferecido e haja a compra do mesmo.
2- Busca de Informações
Quando o reconhecimento da necessidade de um novo produto ocorre, uma vez que há pessoas