Compor
TRABALHO DE FILOSOFIA
BIOGRAFIA DE IMMANUEL KANT
Aluna: ELENIR PEREIRA SERVIÇO SOCIAL 1 SEMESTRE
CUIABA - MT IMANNUEL KANT
Nascido numa pequena cidade da Prússia, Königsberg (hoje Calingrado), no dia 22 de abril de 1724, Kant era filho de um artesão humilde, que trabalhava com artigos de couro. Estudou no Colégio Fridericianum e na Universidade de Königsberg; nesta última tornou-se professor catedrático, depois de alguns anos como preceptor de famílias ricas. Kant não casou nem teve filhos. Era um homem extremamente metódico de estatura pequena e de físico frágil.
Recebeu uma educação pietista. Frequentou a Universidade a partir de 1740, como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor adjunto (1755-1770) e depois de professor ordinário (1770-1796) na Universidade de Konisberg.
Outros acontecimentos relatados sobre sua vida (a impressão causada pela leitura das obras de David Hume, a admiração incontida pelo pensamento de Rousseau, a timidez ao proferir a primeira aula) são todos episódios com um único denominador comum: um cérebro que passou a vida investigando o universo espiritual do homem, à procura de seus fundamentos últimos, necessários e universais.
Ponto de convergência do pensamento filosófico anterior, a obra de Kant constitui, ao mesmo tempo, fonte da qual brota a maior parte das reflexões dos séculos XIX e XX. A obra toda de Kant baseia-se na divisão capital entre Razão Prática e Razão Pura. De onde os dois campos: o do conhecimento e o da verdade, isto é, do conhecimento do mundo e dos fins do homem. No primeiro, impera a lei da