Componentes quimicos do cabelo
ÁGUA
Fundamental para o cabelo. A quantidade de água no cabelo é crítica para as propriedades físicas, químicas e mecânicas. Quando o cabelo está molhado, torna-se menos resistentes, isto é, rompe com mais facilidade e pode chegar ao comprimento maior, antes de romper. O aumento da umidade relativa do ar aumenta a quantidade de água no cabelo prejudicando a duração de escovas. Mantém o cabelo hidratado.
LIPÍDIOS
Todos os cabelos contêm lipídios internos e externos. Os externos são formados pelo sebo e os internos fazem parte da estrutura do cabelo. Os lipídios servem para proteção e lubrificação.
PROTEÍNAS
Todo cabelo é feito basicamente de proteínas, o tipo de proteína que forma o cabelo humano é chamado de Queratina. A queratina contém uma variedade de combinações de moléculas de aminoácidos agrupadas em uma longa corrente. Queratina é a proteína que se encontra no principal componente do cabelo.
O enxofre é de muita importância na composição do cabelo. Determina se o crescimento do cabelo será forte ou fraco, serve também como ação anti- infecciosa, anti-séptica e desintoxicante.
PIGMENTOS
São partículas dispersas no córtex que dão cor ao cabelo. Dois principais tipos de pigmentos produzem a ampla gama de cores nos fios de cabelo dos mamíferos: as eumelaninas (preta e marrom), caracteristicamente insolúveis, e as feomelaninas, solúveis em álcalis e que variam da cor amarela até marrom avermelhado. Estes dois grupos de pigmentos são produzidos, sob controle genético, em melanócitos na camada basal da raiz dos cabelos. Os grânulos de melanina são transferidos para os queratinócitos circundantes à medida que migram da matriz para a haste do cabelo.
Vitaminas e Minerais
As vitaminas, minerais, proteínas e acidos gordos são algumas das substâncias que devem fazer parte da sua alimentação para ter um cabelo saudável e bonito. Essas substâncias combatem a queda de cabelo e estimulam o crescimento do mesmo.
Vitamina A