Componentes principais de um texto
Planejar o texto significa organizar-se e fazer uma previsão do que irá escrever. Essa postura não resulta de curiosidade ou de insegurança. Consciente da importância da conclusão como a parte mais significativa do ensaio ou de outro tipo de texto, é necessário que o autor tenha clareza da seqüência de idéias que vai desenvolver antes de iniciar a redação. Para isso, precisa planejar seu texto. O que norteia a elaboração do plano é, portanto, preocupações muito objetivas. O plano pode ser um rol desorganizado de idéias, que só seu autor entende; ou ainda uma síntese bem organizada, segundo alguns modelos que se fixaram e estão consagrados pelo uso. Veremos aqui os modelos organizados mais usados, para que fique muito clara a importância do planejamento.
Para comunicar eficazmente, e essencial para planejar organizar as idéias no texto, de tal forma que a redação fique clara, concisa e objetiva. Pois assim como todo trabalho acadêmico a redação possui uma organização e normatização própria, que pode ser apresentada da seguinte forma:
. Plano de trabalho;
. Organização;
. Montagem de parágrafos.
Plano de Trabalho
Antes de tudo é conveniente elaborar um plano d trabalho para evitar que o texto seja vago e confuso porque não existiu uma ordenação das idéias.
Deste plano resultará:
. A divisão do trabalho em capítulos e subcapítulos;
. Os aspectos ou idéias que se vão apresentar
A informação deve ser selecionada conforme o tema em estudo. Deverá ser eliminada toda a informação supérflua e confusa e a isto se chama filtragem da informação.
Após a filtragem, é necessário ordenar as idéias. Ordenar é “arrumar” as informações numa seqüência lógica. Para tal, pode-se fazer um índice esquemático ou uma lista de palavras ou idéias-chave.
Este plano do trabalho poderá ser alterado durante a elaboração do trabalho.
Feito este plano, poder-se-á estabelecer uma calendarização provisória.
Nele deve conter:
- O que