COMPONENTES BÁSICOS DO PLANEJAMENTO DE ENSINO
1. OBJETIVO: É a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade. 1.1. OBJETIVOS EDUCACIONAIS: São os resultados desejados e previstos para a ação educativa. São os resultados que o educador espera alcançar com a atividade pedagógica. Os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis.
• Objetivos gerais: são aqueles previstos para um determinado grau ou ciclo, uma escola ou uma área de estudos, e que serão alcançados a médio e longo prazo.
• Objetivos específicos: são aqueles definidos especificamente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula. Consistem no desdobramento e na operacionalização dos objetivos gerais.
• 2. CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS: ao selecionar os conteúdos a ser ensinado, o professor deve basear-se nos seguintes critérios:
• 2.1. Validade: deve haver uma relação clara e nítida entre os objetivos a serem atingidos com o ensino e os conteúdos trabalhados. Isto quer dizer que os conteúdos devem estar adequados e vinculados aos objetivos estabelecidos para o processo de ensino e aprendizagem.
• 2.2. Utilidade: o critério de utilidade está presente quando há possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações novas.
• 2.3. Significação: um conteúdo será significativo e interessante para o aluno quando estiver relacionado às experiências por ele vivenciadas. Por isso, o professor deve procurar relacionar, sempre que possível, os novos conhecimentos, a serem adquiridos pelos alunos, com suas experiências
• 2.4. Adequação ao nível de desenvolvimento do aluno: o conteúdo selecionado deve respeitar o grau de maturidade intelectual do aluno e estar adequado ao nível de suas estruturas cognitivas. Os conteúdos a serem assimilados devem corresponder às aprendizagens essenciais e desejáveis, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades do aluno, de acordo com sua fase evolutiva e com os interesses que o impelem