Complicações Anestesicas
Podem acometer o SNC e serem leves como as alucinações e os delírios ou graves como as lesões corticais irreversíveis. Já no aparelho respiratório são quadros de broncoespasmos, obstruções de vias aéreas pelos vômitos e regurgitações de alimentos contidos no estômago, a apnéia na depressão do centro respiratório e as microatelectasias existir.
As alterações respiratórias podem ser hipotensão arterial e arritmias cardíacas, que podem levar parada cário-circulatória e eventual óbito.
As náuseas e os vômitos são freqüentes devido à anestesia e ao ato cirúrgico. As alterações de vísceras embora raras têm sido discretas como a hepatite e a lesão tubular renal induzida pelos anestésicos voláteis halogenados.
As dores musculares e articulares são principalmente conseqüência do mau posicionamento durante a cirurgia. As reações alérgicas são pouco freqüentes e raramente fatais. doenças clínicas do paciente cirúrgico
Doenças clínicas do paciente cirúrgico: o ato cirúrgico e anestesia impõe sobrecargas ao organismo, desse modo o paciente deve-se encontrar em bom estado clínico para suportar esse tipo de agressão , porque pacientes portadores de patologias podem complicar tanto no intra-operatório como no pós-operatório, o que deve portanto suscitar cuidados do anestesista e cirurgião completada a avaliação pré-operatória.
1. Condições gerais: estado nutritivo, estado de hidratação e anemia
2. Condições cardiocirculatórias:
- Cardiopatias isquêmicas (infarto do miocárdio e insuficiência coronariana crônica)
- Hipertensão arterial (insuficiência cardíaca, cardiopatias isquêmicas, insuficiência renal e insuficiência renal e insuficiência vascular cerebral).
- Valvopatias
- Insuficiência cardíaca descompensada
3. Condições pulmonares:
- Doenças respiratórias
- Doença pulmonar obstrutiva crônica
- Tabagismo
- Embolia pulmonar
4. Condições renais:
-