COMPLEXO EDUCACIONAL
ANÁLISE QUALITATIVA DE PROTEÍNAS EM ALIMENTOS POR MEIO DE REAÇÃO DE COMPLEXAÇÃO DO ÍON CÚPRICO
QUÍMICA ANALÍTICA – Prof.ª QUÉZIA
QUÍMICA – B – 2º SEMESTRE
Luiz Geniseli Junior – CGM 100342
Juares Soares - CGM 104795
Renan Altarugio – CGM 104840
Rio Claro, 08 de setembro de 2014.
Introdução:
As proteínas se caracterizam por ser o grupo mais abundante de macromoléculas, encontradas dentro e fora das células, e de importância vital aos seres vivos. Suas funções vão desde catálise de reações químicas (enzimas), transporte de outras moléculas, transmissão de impulsos nervosos, proteção imunitária e até mesmo função hormonal, entre outras. Determinar proteínas tem relevância em várias áreas como, por exemplo, em análises clínicas, favorecendo o diagnóstico de certas doenças correlacionadas com a alteração da quantidade de proteínas nos fluidos biológicos; em nutrição animal, destacando o aproveitamento racional de nutrientes; em problemas relacionados à nutrição humana, devendo certas dietas apresentar teor balanceado de proteínas; em tecnologia e ciências de alimentos, objetivando o aproveitamento da matéria prima e o melhoramento dos produtos; entre outros.
No organismo, as proteínas ingeridas dos alimentos são transformadas em cerca de 100.000 proteínas dos mais diversos tipos, totalizando um percentual médio de 15% da composição do organismo humano (Feltre, 2004).
As unidades constituintes fundamentais das proteínas são os aminoácidos. Estes, por sua vez, são moléculas orgânicas que possuem ligadas ao mesmo átomo de carbono (denominado de carbono α) um átomo de hidrogênio, um grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral R (característica para cada aminoácido). Essa cadeia é o que difere os aminoácidos em estrutura, tamanho e propriedade físico-química (Francisco Jr. e Francisco, 2006).
Compostos de coordenação e o íon cúprico
Os compostos de coordenação, ou complexos metálicos, são estruturas