Completando cadastro na net
ENERGIA NUCLEAR
O Urânio é utilizado como combustível nas usinas de energia nuclear e sua porcentagem de atuação global são de aproximadamente 11%. São necessários poucos quilos de Urânio para fornecer uma energia equivalente à produzida em usinas termoelétricas, por exemplo, onde demandaria toneladas de combustíveis fósseis.
Apesar da grande discrepância de combustível necessário entre as usinas nucleares a as que operam com combustíveis fósseis, o funcionamento é bem semelhante, o que difere é na reação do combustível que na usina nuclear é causado pelo choque de nêutrons contra o núcleo dos átomos de Urânio que se dividem causando a fissão nuclear e liberando grande quantidade de energia na forma de calor. Esse calor é utilizado para aquecer água ou gás de dióxido de carbono que é bombeado pelo reator fazendo com que esse vapor quente gire túrbidas, por conseguinte geradores assim produzindo energia elétrica.
[1]Funcionamento simplificado em uma Usina Nuclear
Viabilidades: O custo proporcional preço/rendimento é semelhante ao de combustíveis como o carvão, então não é uma energia tão cara. A energia Nuclear tem alto rendimento e, portanto produz poucos resíduos além de não liberar gases que contribuem para o efeito estufa. Inviabilidades: Mesmo com pouca quantidade de resíduos, esses são de alta periculosidade pois são necessários milhares de anos para que