Competências exigidas no mercado de trabalho
“
*Por Aline Takushi
No ambiente de competitividade em que vivemos atualmente, a procura por bons profissionais é muito grande. Mas o que é ser um "bom profissional"? Quais são as competências necessárias para ser selecionado pelas empresas?
Hoje, não basta apenas dominar a parte técnica da posição. A exigência das companhias vai além disso. Elas avaliam também as competências comportamentais, pois perceberam que são essas as que mais influenciam no desenvolvimento do trabalho de suas equipes.
É claro que a valorização de cada competência pela empresa é subjetiva. Mas há comportamentos e atitudes apreciados no mercado e que cada vez mais serão valorizados pelas empresas. Confira alguns:
¨ Busca constante de aperfeiçoamento, conhecimento e inovação.
¨ Mostrar-se disponível. Ser prestativo e ajudar quando acontece um imprevisto ou quando o departamento está "pegando fogo" é uma maneira de as pessoas saberem que podem contar com você.
¨ Saber ouvir.
¨ Comprometimento e trabalho em equipe.
¨ Flexibilidade.
¨ Administrar seu tempo. Com organização, você consegue mais tempo para colocar as atividades em dia.
¨ Comunicação. Fazer-se entender. Comunicar suas idéias de maneira clara e objetiva.
¨ Vender suas idéias e ter capacidade de persuasão.
¨ Relacionamento com colegas.
¨ Evitar fofocas. Não existe coisa pior do que ficar pelos cantos falando da vida alheia. Seja discreto, você ganha pontos com isso.
¨ Mostre interesse em aprender. Esteja aberto a mudanças.
Outro fator importante é o bom humor. Com ele, o ambiente fica mais leve e o trabalho flui com mais facilidade! Claro que isso inclui bom senso em não fazer piadinhas fora de hora ou ser indiscreto. Mas é bom lembrar que funcionários mal-humorados e que não gostam de se relacionar com os colegas não são vistos com bons olhos pela equipe e pela companhia.
Valorize suas competências e busque desenvolver