Tipos de Conhecimento
Filosófico – tal qual o conhecimento popular, o conhecimento filosófico também é valorativo, porém suas hipótese são baseada na experiência e não na experimentação. Sendo assim essa forma não é verificável pois, uma vez que a experiência pessoal de cada observador é levada em conta, não podendo ser confirmada nem refutada. O conhecimento filosófico utiliza da razão humana para analisar o objeto sendo assim falível porém exato pois sua confirmação não pode ser submetida à experimentação.
Religioso – devido a esse conhecimento se apoiar em preceitos religiosos e sobrenaturais, sua natureza é valorativa pois conta com os valores do divino para explicar o objeto de estudo. Por esse motivo suas verdades são consideradas exatas, infalíveis e indiscutíveis. Contudo suas evidências não podem ser verificadas pela experimentação, estando implícita na fé do homem cognocente. Sendo assim o conhecimento religioso é infalível, exato, indiscutível pois trata-se de uma verdade absoluta reveladas por um divindade.
Científico – ao contrário dos tipos de conhecimento abordados acima, o conhecimento científico tem base factual, ou seja, é um conhecimento baseado em fatos que podem ser comprovados e reproduzida. Também é um conhecimento falível, porém aproximadamente exato devido ao seu caráter factual. Sendo assim podemos concluir que conhecimento científico é a busca de conhecimento de forma racional e sistemática, baseando-se em fatos que possam ser mensurados e até mesmo reproduzidos, sem deixar que os conceitos do homem cognocente afete o objeto de estudo. Apesar de tentar se aproximar da exatidão não é infalível, uma vez que novos estudos podem refutar e invalidar outro estudo.