Competição e conflito
Tudo que é demais é ruim. A competição também entra nesse conceito. Todo mundo precisa ser pelo menos um pouco competitivo para poder se destacar, de alguma forma, no mercado de trabalho, e claro, na vida pessoal também. Mas, com cautela.
As vantagens de ser competitivo:
Uma das principais vantagens de ser competitivo é o aprimoramento. Nós procuramos ser os melhores em tudo. A competição é a porta para o sucesso. Pois, quando você quer ser melhor do que outra pessoa, você acaba se esforçando mais no que deseja conseguir, fica mais interessado em adquirir informações não só do que deseja, mas como do que está acontecendo no mundo.
Crescimento pessoal e profissional é a principal vantagem de ser competitivo.
As desvantagens de ser competitivo
Tudo tem pelo menos dois lados, e a competição não é exceção. Um dos principais problemas de ser competitivo é a exagerada preocupação em se comparar a outras pessoas. Isso, basicamente, é errado. Por quê? Porque cada indivíduo é único. Portanto, comparações são bobagens. Você não é igual à outra pessoa, nem melhor nem pior, simplesmente diferente.
Outro problema da competição é a tendência do ser humano de tornar-se egocêntrico. Quando você compete para ser melhor do que os outros já é um erro. A competição deve ser utilizada apenas para aprimoramento e não para gritar aos quatro cantos que você é melhor que fulano de tal, ou melhor, que todos esses fulanos