Competencias e Habilidades do Gestor
As modernas corporações vivenciam tempos em que elas não podem mais se dar ao luxo de estacionarem economicamente e, nesse cenário, o gestor se tornou a mola-mestre na busca pelos resultados desejados.
Porém, muitos desses profissionais talvez nem imaginem que sejam praticamente obrigados a possuírem determinadas habilidades e competências, as quais os ajudarão a se tornarem eficazes.
1 AS COMPETÊNCIAS DE UM GESTOR
Administrar uma empresa é um caminho difícil onde cada gestor vai passar por ele de uma forma diferente e entendo que essa troca de experiências é muito importante, pois só conversando, ouvindo e conhecendo casos de outras empresas e gestores que poderemos tomar decisões melhores sobre nosso negócio.
Assim, o primeiro tema é a organização e quando falo em organização é no seu mais puro e simples significado. Um bom gestor é organizado, não deixa problemas se acumularem, sabe medir e controlar o seu tempo e elencar prioridades para trabalhar focado nelas e, para isso, sabe delegar responsabilidades e criar processos chave, pois assim tem maior controle do que está sendo feito e de quem cobrar resultado.
Com isso partimos para a liderança. Como foi dito, um bom gestor delega suas responsabilidades, pois ele sabe que tem as pessoas certas no barco, sabe escolher e pôr as pessoas certas nos lugares certos, de forma que a sua empresa funcione eficientemente. Importante é um gestor saber que ao mesmo tempo decisões precisam ser tomadas mesmo que sejam impopulares e se você tiver a equipe certa e bem motivada ela entenderá suas decisões.
Outro ponto a ser abordado é a gestão de conflitos. Uma empresa nunca vai se ver livre de “incêndios” e eles têm que ser apagados rapidamente. Um bom gestor sabe disso e contorna todas as adversidades do dia a dia com inteligência, calma, não toma atitudes precipitadas e além de tudo sempre é muito transparente no seu modo de agir. É importante questionar, entender o