Compet Ncia Nas Organiza Es
Fabíola Cauduro da Rocha
ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA EMPRESA CROMEX S.A.
MBA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
São Paulo
2015
A gestão de pessoas visa estabelecer uma sintonia entre as estratégias corporativas e seus colaboradores, evitando condicionar os colaboradores a adotar uma postura passiva e reativa, isto porque, hodiernamente, é necessário ajustar o indivíduo à organização adotando uma postura onde seja possível identificar e aproveitar o potencial criativo e inovador de seus colaboradores, com este pensamento, chegamos à gestão por competências, mas como aplicar e em quais ocasiões esse modelo se faz necessário, para entendermos sua aplicabilidade, é necessário antes, compreender o que é competência.
Dentro das organizações, a palavra competência assume papel fundamental para o desempenho das funções, para Chiavenatto (2000, p. 166) “competências são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas”. No que diz respeito à competências básicas, podemos afirmar que tudo se inicia com conhecimento e este para ter utilidade, precisa ser posto em prática, se transformando em ação, o que conduziria à habilidade, isto é, utilizar o conhecimento para agregar valor, desta forma, a competência estaria constituída por várias habilidades. Porém, uma habilidade não é acessório de uma competência, haja vista que uma mesma habilidade pode ser coadjuvante de competências diferentes.
Sob essa ótica, podemos afirmar que as bases da competência nas organizações, são fixadas em três pontos: conhecimento, habilidade e atitude. Ter a informação, saber os porquês e para que, agregar capacidade, técnicas e saber como transforma-los em vontade de fazer, assumindo a identidade da ação por estar determinado a isso, dessa forma, alicerçamos a isonomia nos processos de recursos humanos, já que desta forma, valoriza-se os