Compensa o ambiental Refinaria Abreu e Lima
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ED WILLIAMS CABRAL DE MIRANDA
JAMILLY SUELLEN DA SILVA
SAYMON ANDRADE DOS SANTOS
MITIGAÇÃO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
Paulista/PE
2014
ED WILLIAMS CABRAL DE MIRANDA
JAMILLY SUELLEN DA SILVA
SAYMON ANDRADE DOS SANTOS
MITIGAÇÃO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
Trabalho apresentado para a disciplina de Gestão e legislação ambiental, sob a orientação do professor Jurandy Gomes de Aquino, como parte da nota da primeira avaliação semestral.
Paulista/PE
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
REFERENCIAL TEÓRICO 6
DISCUSSÃO 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
Refinaria Abreu e Lima
A Refinaria do Nordeste (Rnest) ou Refinaria Abreu e Lima, está sendo construída em Ipojuca, na região metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco. Será a primeira refinaria de petróleo inteiramente construída com tecnologia nacional. A Petrobras considera que essa refinaria será a mais moderna já construída em território nacional, pois será a primeira adaptada a processar 100% de petróleo pesado com o mínimo de impactos ambientais e produzir combustíveis com teor de enxofre menor do que o exigido pelos padrões internacionais mais rígidos, de 10 ppm de enxofre.
O parque de refino da Abreu e Lima será orientado principalmente para produção de óleo diesel, o derivado de maior consumo no País. Cerca de 65% dos derivados ali produzidos serão de óleo diesel, 27% a mais do que o normal, e com baixíssimo teor de enxofre. O diesel é o derivado de maior importação do Brasil e sua produção no Nordeste permitirá atender à crescente demanda por derivados na região e o excedente poderá abastecer ainda o restante do mercado nacional.
O plano de negócios da Petrobrás de 2008 passou a prever uma ampliação na capacidade de refino da Abreu e Lima para 240 mil barris por dia, existindo a possibilidade de uma nova expansão para até 500 mil