Compartilhar conhecimento
COLE, M. & Cole, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
DEFINIÇÃO * O estudo das mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que as crianças sofrem a partir do momento da concepção, e é tarefa da psicologia do desenvolvimento entender como este processo acontece.
Antecedentes históricos e filosóficos da psicologia do desenvolvimento:
- Primeiros questionamentos na história
Idade Moderna: * John Locke (1632-1704) - noção de tábula rasa. * Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) – Emílio e o mito do bom selvagem
Nascimento da psicologia do desenvolvimento como disciplina científica: Victor, o menino selvagem de Aveyron.
A Revolução Industrial: crianças, trabalho e escola.
Marco importante: publicação de A origem das espécies, de Charles Darwin, 1859.
Século XIX: consolidação da psicologia do desenvolvimento enquanto disciplina científica.
A Psicologia do Desenvolvimento Moderna: pretende adquirir um entendimento sistemático do desenvolvimento da criança, ou seja, da “sequencia de mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que as crianças experimentam a medida que vão crescendo – mudanças que começam na concepção e que continuam durante toda a vida” (p. 28).
Campo de trabalho do psicólogo do desenvolvimento: atividades de promoção do desenvolvimento saudável de crianças.
ALGUMAS QUESTÕES: * Mudanças na dieta e na educação podem compensar anormalidades genéticas? * Como os fetos ainda no útero são influenciados por acontecimentos do mundo exterior, e como essas influências afetam seu desenvolvimento após o nascimento? * O que possibilita os bebês de aprenderem sua língua natal tão depressa, sem treinamento especial?
- De que maneira o desenvolvimento cerebral é afetado pela experiência?
-O que provoca diferenças marcantes nos níveis e nas formas de agressão entre meninos e meninas desde bem pequenos? * Quando as crianças se tornam