Formação da identidade individual e social e suas relações
Atividade Individual PO - Formação da identidade individual e social e suas relações :: Desenvolvida na disciplina de Psicologia Organizacional - FGVonline
A presente atividade tem como objetivo o estudo acerca da formação da identidade individual e social, bem como o relacionamento entre essas. Serão analisadas a complexidade do viver coletivo e a complexidade do indivíduo como ser único e como formador e receptor dos estímulos sociais, nas diversas correntes teóricas.
Serão vistos também exemplos de formação do indivíduo, de com ele se integra e interage com a sociedade e como recebe informações dessa e se adapta às mais diversas situações.
A importância do desenvolvimento dessa atividade se dá pela necessidade de aprender a se conviver socialmente com os mais diversos tipos de indivíduos, e entender a formação do caráter individual e de como a sociedade influencia a vida das pessoas. Mesmo com a globalização e com os avanços tecnológicos na área da comunicação, a complexidade do ser e sua atuação no meio social são primordiais à convivência em todos os níveis culturais, sociais, empresariais, profissionais, entre outros, sendo fontes inesgotáveis de estudos e análises.
Para estudarmos as relações entre o indivíduo e o social, precisamos, antes, entender como se dá a formação do ser individual. A personalidade, um dos objetos de estudo da Psicologia, de uma forma geral, pode ser colocada como conjunto de fatores internos (instintos, características herdadas, pulsões – únicos para cada indivíduo) e fatores externos (sociais, culturais, históricos, ideológicos, etc.).
Podem ser citadas, também, algumas teorias que definem a personalidade, como:
- Teorias Psicodinâmicas, onde a personalidade segue um sistema de traços - características, motivações, disposição – processos inconscientes e particulares, levando em conta, ainda, complexos infantis e aparelho psíquico específico;
- Teoria