Individuo sociedade e cultura
O processo de socialização: indivíduo, sociedade e cultura
2
Introdução
Ao estudarmos o primeiro capítulo deste caderno, vimos que o foco da
Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. Estudamos que nós nos tornamos sociais quando nascemos, ou até mesmo antes, devido nossas condições históricas. Mas como isso acontece?
Em todos os momentos da nossa vida, diante da nossa formação filogenética e ontogenética, somos influenciados pelos meios sociais. Então, não podemos dizer que o homem é um ser isolado. Somos seres individualizados e, ao mesmo tempo, coletivos, somos influenciados pela sociedade a partir das relações culturais. Por isso, estudar o processo de socialização, os agentes socializadores e a cultura e o conceito de identidade social é de fundamental importância para você compreender os problemas sociais que ocorrem atualmente na nossa sociedade.
Então, convido você a conhecer um pouco mais sobre nós mesmos! O propósito deste capítulo é levá-lo a compreender a relação indissociável entre indivíduo, sociedade e cultura; e a entender o que é identidade social, a partir do processo de socialização do indivíduo.
Para que você tenha um excelente êxito, especialmente neste capítulo, é preciso ter noção do que foi apresentado anteriormente, especificadamente o objeto de estudo da Psicologia Social, a partir de uma perspectiva histórico-social, visto que ela é uma ciência que se preocupa em estudar a interação social que envolve o pensamento que também é social. Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, sugerimos que retome aos nossos estudos do capítulo um, e que faça uma pesquisa na internet sobre esse assunto no sitio <www.psicologia.com.pt>.
A compreensão desses conceitos é importante, pois neste estudo, começaremos a ampliar nossas discussões a respeito da temática e perceberemos que, desde que somos concebidos, interagimos movidos por uma inadiável necessidade humana. Para