Compartilhamento Ferramenta de Mercado
Como suas atividades diárias são organizadas?
Consegue separar o que é ou não prioridade?
Para utilizá-la é simples. Basta distribuir todas as atividades nos quadrantes, de acordo com os critérios de urgência.
Confira abaixo como preencher:
IMPORTANTES
Composta por quatro áreas, a Matriz permite dividir as tarefas de acordo com a importância e a urgência de cada uma.
NÃO IMPORTANTES
A Matriz Urgente-Importante é uma ferramenta simples, mas eficaz, que auxilia a gerenciar seu tempo e torna mais assertivas as ações do dia a dia.
URGENTES
Q1
NÃO URGENTES
Q2
(Crise)
(Metas e
Planejamento)
Q3
Q4
(Interrupções)
(Distrações)
Q1 - tarefas que são importantes, mas devido a imprevistos, falta de planejamento ou má gestão do tempo, tornaram-se também urgentes. São atividades como projetos atrasados, reuniões e solicitações de última hora, relatórios, entre outros. São as atividades que você deve fazer primeiro.
Q2 - composto pelas tarefas importantes, mas com tempo hábil para serem executadas. São as atividades e processos de sua responsabilidade, que ainda não tem um prazo definido.
São também aquelas de prazo mais longo de duração. Se você deixar para a última hora, vai virar uma crise.
Q3 – são tarefas urgentes, mas sem tanta importância. Aqui residem as interrupções como telefonemas que precisamos atender, reuniões com menor importância, diálogo com outros profissionais ou mesmo checagem de e-mails. A grande dica é avaliar, se não são importantes será que são mesmo urgentes?
Q4 – são atividades que não possuem urgência nem importância. São as distrações, trocas de mensagens irrelevantes, mau uso dos sites ou mesmo divagação. A dica aqui é: se está neste quadrante, não deveria estar na sua lista.
Matriz Urgente-Importante
COMO FAZER: Distribua corretamente suas atividades na matriz. Veja de que forma é utilizado seu tempo e foco. Após concluída essa tarefa,