COMPARAÇÃO MITOSE E MEIOSE
Mitose
Meiose
- Resulta em duas células geneticamente iguais
- Resulta em quatro células geneticamente diferentes
- Não há redução do número de cromossomos - Há redução do número de cromossomos
- Não há permuta gênica entre cromossomos homólogos
- Normalmente ocorre permuta gênica entre os cromossomos homólogos
- Ocorre em células somáticas
- Ocorre em células germinativas
- A duplicação do DNA antecede apenas uma divisão celular
- A duplicação do DNA antecede duas divisões celulares
- Uma célula produzida por mitose, em geral, pode sofrer nova mitose
- Uma célula produzida por meiose não pode sofrer meiose
- É importante na reprodução assexuada de organismos unicelulares e na regeneração das células somáticas dos multicelulares - É um processo demorado (podendo, em certos casos, levar anos para se completar) - Não há redução do número de cromossomos - Há redução do número de cromossomos
É fundamental saber comparar a mitose e a meiose. Algumas doenças resultam de alterações nesses tipos básicos de divisão celular. A síndrome de Down, por exemplo, é provocada por erros na divisão celular que podem ocorrer durante a formação dos gametas ou na divisão do zigoto.
A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.
Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si.
Dessa forma, a meiose tem papel fundamental na reprodução sexuada. E não se esqueça: durante a meiose normalmente há troca de genes entre cromossomos homólogos, o que aumenta