Comparação Algoritmos Ordenação
Seleção e Inserção
Resumo
Em função da necessidade de algoritmos para ordenar grandes volumes de dados e para atender às exigências dos usuários, não podemos abrir mão de algoritmos rápidos e eficientes. Existem algoritmos clássicos de ordenação, com suas complexidades conhecidas e demonstrados através de simuladores. Faremos um estudo comparativo dos algoritmos de ordenação (ou classificação) de seleção e inserção, assumindo a mesma entrada para os diferentes algoritmos. Com isso, espera-se comparar o tempo de execução e apresentar as complexidades de ambos. Tendo o resultado de tal experimento em mãos, poderemos dissertar a respeito da função e das vantagens e desvantagens de tais algoritmos.
Palavras chaves: algoritmos de ordenação, algoritmo de inserção, algoritmo de seleção, testes.
Introdução
Problemas na área de TI sempre se tratam de questões propostas em busca de uma solução. Com o propósito de conceder uma solução para certo problema, existem os algoritmos, cada problema que pode ser resolvido possui um algoritmo que determina uma solução para cada instância desse problema.
2
Algoritmos descrevem passo a passo os procedimentos para chegar a uma solução de um problema e podem ser representados de três formas:
A forma de descrição narrativa, na qual se usa a linguagem nativa de quem escreve. Essa forma não segue um padrão definido e pode sofrer várias interpretações por quem lê;
Outra forma de representar um algoritmo é o fluxograma, uma representação visual que utiliza símbolos que são figuras geométricas, cada uma com sua função específica. Essa representação, como o próprio nome diz, mostra o fluxo do algoritmo e também elimina as várias interpretações que a descrição narrativa permitia sobre um algoritmo;
Por último, existe a linguagem algoritma (Pseudocódigo ou Portugol) que é a que mais se aproxima da estrutura de uma linguagem estruturada.
Um