Propriedades dos Cristais
Propriedades dos Cristais
As características mais facilmente observáveis da matéria no estado sólido são a dureza relativa, a rigidez e o fato de que ele possui forma característica. O que causa diferença entre sólidos e líquidos são as forças de atração entre partículas de um sólido são suficientemente fortes para deixá-las em posição relativamente fixas. O que não acontece com os líquidos.
REAGENTES NECESSÁRIOS
Cloreto de sódio; cloreto de cálcio; sacarose; ácido sulfúrico concentrado; ácido oxálico; sulfato de cobre; sulfato de cobre hidratado.
PROCEDIMENTO
1. Em um cadinho de porcelana colocar pequena quantidade de cloreto de sódio e a este aquecer por dez minutos (utilize o tripé e o triangulo de porcelana). Repetir o mesmo processo substituindo o cloreto de sódio por cloreto de cálcio. Observar o que acontece nos dois casos.
2. Dentro de um cadinho de porcelana colocar uma pequena quantidade de sacarose e a este acrescentar 2,0 mL de ácido sulfúrico concentrado. Observar. (cuidado este processo deve ser feito dentro da capela.).
3. Em um tubo de ensaio coloque uma pequena quantidade de ácido oxálico, em um segundo tubo uma pequena quantidade de cloreto de sódio e em um terceiro tubo uma pequena quantidade de sulfato de cobre. Em cada um dos tubos coloque cerca de 10 mL de água destilada. Agitar. Repetir o processo substituindo a água por hexano. Compare.
4. Em um cadinho de porcelana coloque uma pequena quantidade de sulfato de cobre hidratado, aquecer por dez minutos. Observar.
5. Em um tubo de ensaio adicione uma pequena quantidade de iodo e aqueça o tubo, com o auxílio de uma pinça de madeira, até observar alguma mudança no estado físico do iodo.
PERGUNTAS DA PRÁTICA
1. A Reação para cada teste?
1.1 - Cloreto de Sódio: “pipocando” (1 minuto). Após 10 minutos a substância continuou da mesma forma.
1.2 - Cloreto de Cálcio: Após colocar a amostra para aquecimento, a substância começou a alterar seu estado