Minerais
Generalidades
Um mineral, de acordo com as definições encontradas em livros, é um elemento ou composto químico, resultante de processos inorgânicos, com composição química perfeitamente definida e encontrado naturalmente na superfície terrestre.
É chamado de mineralóide quando uma determinada substância não se enquadra na definição acima (exemplos: carvão, petróleo, vidro vulcânico).
Minério ‚ todo mineral explotado economicamente (minério de ferro = hematita).
Propriedades dos Minerais
Os minerais apresentam certas propriedades as quais podem ser divididas em:
a) propriedades físicas
b) propriedades ópticas
c) propriedades químicas
d) propriedades magnéticas
e) propriedades elétricas
f) propriedades organolépticas
a) Propriedades Físicas
Estrutura - Em um mineral os átomos ou agrupamentos de átomos estão dispostos regularmente, segundo sistemas fixos e constantes. Em outras palavras, as distancia entre os átomos conservam-se invariáveis assim como as distancias entre as fileiras de átomos ou planos formados por essas fileiras.
Todos os minerais possuem uma rede cristalina própria. Será função dessa estrutura cristalina a forma do cristal.
Clivagem - É a propriedade de um mineral em se dividir em planos paralelos. Esta propriedade ‚ função direta da rede cristalina. Os planos de clivagem são sempre paralelos a uma possível face do cristal.
A clivagem pode ser classificada em excelente, boa e regular. A clivagem ‚ dita excelente quando a mesma realiza-se com muita facilidade. Os planos formados são "lisos" e perfeitos.
A clivagem boa ocorre quando os planos são mais irregulares e ásperos. Na clivagem regular, os planos são bastante ásperos e irregulares.
Fratura - Quando um mineral não apresenta clivagem ele possui fratura. Um bom exemplo de fratura pode ser observado quando quebramos um vidro. A fratura pode ser concoidal (conchoidal), fibrosa, terrosa, granular.
Dureza - Diz respeito a resistência que um mineral