Comparativo dados do atlas 1994 2001 BRASIL
Os mapas mostram os índices de desenvolvimento humano de todos estado do Brasil nos anos de 1991 e 2000, respectivamente. Na representação acima o IDH está dividido em cinco categorias, que são mostradas nas legendas. É importante comentar que entre 1991 e 2000 os índices melhoram em todos as categorias. Os dois mapas mostram que os estados que possuem melhores índices são Brasília e os localizados na regiões sul e sudeste, com exceção do Paraná que só passou a fazer parte desta categoria depois 1991. Neles também são mostrados os que possuem os piores índices, compreendendo os estados de Alagoas, paraíba, ceara, Piauí e Maranhão, todos na região nordeste. A partir da análise e comparação entre os dois mapas, é possível perceber que em geral a situação do IDH do pais se manteve estável ao longo dos anos. Nota-se que houve mudança de categoria em apenas 5 estados. Na Amazônia e no Paraná ocorreu a melhora do IDH, pois houve a mudança para uma categoria acima, nos estados de rio grande do norte e Pernambuco ocorreu o decréscimo de uma categoria e no estado de Roraima observamos a situação mais alarmante, pois ao longo dos anos ele desceu duas categorias.
SERVIÇOS BÁSICOS
Os gráficos abaixo estão relacionados a serviços básicos que uma moradia deveria conter para que seus usuários possuíssem boa qualidade de vida. Estes se referem à água encanada, rede elétrica e coleta de lixo no período entre 1991 e 2000, ilustrando se houve ou não melhoria desses serviços e quais os estados brasileiros que possuem as melhores e piores condições.
Após a observação dos mapas podemos concluir que o Brasil obteve um aumento no oferecimento dos três serviços em todos os estados do país, uma única exceção aconteceu no Distrito Federal, pois a coleta de lixo permaneceu no mesmo nível, mas ainda assim está entre as três melhores, alcançando quase 100% da população. Pudemos observar também que os estados que possuem os melhores índices estão sempre no Sul e Sudeste