Comparar as respostas com outros membros!
De
PMSI
Motor Assíncrono
Motor Síncrono
Motor Monofásico
Nomes: Érique Rangel Fortes
Turma: 1º ELM (G2)
Introdução
Os motores elétricos são máquinas que transformam energia elétrica em energia mecânica. A conversão eletromecânica de energia se processa através da interação de campos magnéticos.
Caso a energia elétrica que alimenta o motor for de corrente contínua, o motor é denominado de motor CC; se a energia elétrica que alimenta o motor for de corrente alternada, o motor é denominado de motor CA, podendo ser monofásico ou trifásico.
Os princípios básicos que explicam a operação dos motores CC e dos motores CA são os mesmos, e são consequentes das mesmas leis básicas (como, por exemplo, a lei circuital de Ampere, a lei da f.e.m. induzida de Faraday, etc.). Os motores CC e motores CA. Diferem entre si devido a detalhes de construção e características de funcionamento, mas os princípios que regem a operação são os mesmos.
Os motores de CA podem ser classificados em monofásicos e trifásicos assíncronos e síncronos.
Partes constituintes
A Figura 2 mostra a estrutura de motor de indução, que se compõe de dois elementos principais: o estator, que é a parte imóvel da máquina, e o rotor, que se movimenta de forma rotativa, Fazem parte do motor, ainda, as tampas dianteira e traseira, que servem de proteção, o ventilador que auxilia no resfriamento dos enrolamentos, os rolamentos, anéis deslizantes , escovas e a caixa de ligações.
Figura 2 – Estrutura de um motor de indução
Estator
É construído com chapas de material magnético e recebe o enrolamento de campo, cujas espiras são colocadas em ranhuras, como mostra a Figura 3. O enrolamento de campo pode ser mono ou trifásico. A maneira como esse enrolamento é construído determina o número de pólos do motor, entre outras características operacionais. Suas pontas (terminais) são estendidas até uma caixa de terminais, onde pode ser feita a conexão