Comparar as respostas com outros membros!
HUMANO NA
SEGURAN Ç A DA
INFORMA ÇÃ O
As organizações estão cada vez mais expostas as ameaças que surgem sobre o seu principal ativo: a informação.
Por isso investimentos são feitos em segurança para dificultar o acesso não autorizado aos ambientes de armazenamento e processamento das informações. Contudo, se seus principais conhecedores e manipuladores não estiverem capacitados, treinados e conscientizados sobre seu papel no processo de proteção das informações, todo esse investimento não será justificado.
As organizações estão cada vez mais expostas aos riscos causados pelo vazamento de suas informações. Esse vazamento poderá ser dado através de uma invasão física, lógica ou humana. A preservação da confidencialidade é de responsabilidade de todos os colaboradores, que na maioria das vezes não estão preparados para lidar e reconhecer situações de riscos.
Um dos grandes problemas, se não o maior, com relação a Segurança da
Informação
do ponto de vista humano, é uma técnica chamada de Engenharia Social, pois através dela o engenheiro social utiliza diversos métodos para obter acesso as informações confidenciais das empresas.
As técnicas de Engenharia Social são amplamente utilizadas por detetives (para obter informação) e magistrados (para comprovar se um declarante fala a verdade). Também é utilizada para lograr todo tipo de fraude, inclusive invasão de sistemas eletrônicos.
É principalmente sobre o fator humano que ocorre grande parte dos vazamentos de informações. Para se minimizar essa exposição as organizações precisam adotar políticas de segurança da informação, normas e procedimentos claros que sejam constantemente atualizadas a todos os seus colaboradores através de programas e treinamentos de conscientização.
Descrição das soluções disponíveis: Os colaboradores devem ser treinados e educados sobre quais são as