Comparacao cmmi e mpsbr
O QUE É?
CMMI – CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION – é um modelo de referência que provê orientação para o desenvolvimento de processos de software. É padronizado pela SEI (Software Engineering Institute).
CARACTERÍSTICAS
Permite que o processo de desenvolvimento de software evolua, ganhe maturidade. Composto de cinco níveis de maturidade. São eles:
Nível 1 – Inicial: Processo de software caracterizado como “ad hoc”. Poucos processos de desenvolvimento definido e o sucesso dependem de esforço individual. Nível 2 – Repetível: As políticas de gerencia de desenvolvimento de software são definidas e seguidas. É o nível mais difícil de alcan çar por ser uma quebra de paradigma.
Nível 3 – Definido: O processo básico de software para as atividades de gestão e engenharia é documentado, padronizado e integrado em um processo de software padrão para organização.
Nível 4 – Gerenciado: Medidas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são realizadas. O processo e os produtos de software e da qualidade do produto são quantitativamente compreendidos e controlados.
Nível 5 – Otimização: A melhoria continua do processo é proporcionada p elo feedback quantitativo do processo e pelas ideias e tecnologias inovadoras. VANTAGENS DO CMMI
É um modelo reconhecido internacionalmente e referência de mercado, criando um diferencial competitivo a sua adoção. Além disso, podemos citar: a garantia de prazos e atendimento das necessidades do cliente; eliminação de inconsistências e redução de duplicidade; utilização de terminologia comum e estilo consistente (padrão de desenvolvimento); e concordância com a
ISO/SEC 15504.
DESVANTAGEM DO CMMI
Como principais desvantagens podemos apontar o alto custo para se certificar e o tempo necessário para chegar aos níveis mais altos.
MPSBr
O QUE É?
Modelo de qualidade de processos de software adaptado à realidade brasileira.
Começou em 2003, coordenado pela Associação para