Compara O De Harvard E Neuman
Von Neumann
Harvard
Memória (ME)
Armazena dados, onde alguns destes dados são interpretados como instrução de um programa a ser executado pela CPU
Possui duas unidades de memória memórias de dados e memórias de instrução;
Uma armazena dados que podem ou não ser usados pelo CPU. Enquanto a outra armazenas dados de instrução de um programa a ser executado pelo CPU.
Processador (CPU)
Unidade de Controle (UC);
Unidade de cálculos aritméticos e lógicos (ULA);
Registrador de instrução (IR);
Ponteiro de instrução (IP);
Registrador de uso geral (acumulador –ACC).
Unidade de Controle (UC);
Unidade de cálculos aritméticos e lógicos (ULA);
Registrador de instrução (IR);
Ponteiro de instrução (IP);
Registrador de uso geral (acumulador –ACC).
Dispositivo de entrada/saída
INPUT_DEVICE
OUTPUT_DEVICE
INPUT_DEVICE
OUTPUT_DEVICE
Pipeline
Dividida em 3 partes independentes.
Dividida em 5 partes independentes.
Com a necessidade de melhorar o desempenho do microprocessador foi criada a arquitetura de Harvard. Com característica principal a divisão dos barramentos de dados de memórias onde estão as instruções de programa e de dados, fazendo com que o processador possa acessá-las simultaneamente, obtendo um melhor desempenho em relação a de Von Neumann, onde uma instrução é buscada enquanto a outra é executada.
Os micros controladores também tem diferenças, pois a Arquitetura de Harvard é RISC (Computador com Conjunto Específico de Instruções) enquanto a de Von Neumann é CISC (Computador com Conjunto Complexo de Instruções). Risco, portanto, possui algumas vantagens, pois cada instrução possui o mesmo espaço na memória de programa e todos tem a mesma duração (exceto as de “salto”), assim, menos programas disponíveis resultam em programas mais complexos.
Podemos também notar uma grande vantagem no funcionamento do pipeline de instruções na Arquitetura de Harvard que é semelhante a de Von Neumann. Entretanto, as instruções não são divididas em 3 partes independentes (execução –