Compal
Docente: João Morais
Discente: Joana Alves, nr 2012044
1- Caracterize a estratégia de produto da IKEA, considerando elementos como a montagem, a embalagem e aspectos directamente relacionados como o aprovisionamento, o transporte e a experiência de consumo.
A IKEA desenvolveu um novo processo para o desenvolvimento do produto que consistiu num grupo de gerentes séniores que estabeleceram prioridades na linha de produtos, baseadas em tendências de consumo.
Assim, para a continuação do desenvolvimento do produto foi necessário definir o preço de retalho do mesmo, usando assim uma matriz. Esta matriz definiu cada faixa de preço, que tinha de ser 30% a 50% mais barata que os seus concorrentes. Havia uma matriz para cada tipo de produto (sofás, móveis, etc). Além de definir preços, a matriz também serviu para identificar erros na formação de produtos na empresa.
Definida a estratégia de desenvolvimento e o preço, era necessário fabricantes para produzirem os produtos. O seu objectivo era terem um custo de mão de obra e qualidade nos produtos em pé de igualdade. Por exemplo: podia acontecer ser feita uma almofada de cadeira na Polónia e a sua moldura na China ou até usar madeira cara/de qualidade em áreas vísiveis ao consumidor e menor qualidade por exemplo dentro das gavetas, onde já não fosse tão vísivel aos olhos do mesmo.
Mas ainda fica a faltar o design do produto. A IKEA abre concurso interno (aproximadamente 10 designers) e dá aos mesmos o preço do produto, a função, os materiais a usar e as capacidades do fabricante. Após isto, cada designer apresenta a sua proposta e a IKEA escolhe apenas um.
Quanto à embalagem, o mobiliário da IKEA é concebido para ser montado em casa e assim é embalado em caixas “flat”. Esta embalagem não só é mais fácil para o consumirdor transportar os produtos para casa, como também salvou a companhia, o volume de transportes foi seis vezes menos do que se exportasse os