COMPACTAÇÃO
1.1. Introdução
1.1.1. Rolo Pé de Carneiro
1.2. Descrições do equipamento
1.3. Solo Utilizado
1.4. Conclusão
1.5. Referências Bibliográficas
1.1. Introdução
1.1.1. Rolo Pé de Carneiro
Compactadores de solos são equipamentos utilizados para adensar terra, areia e outros tipos de terreno, visando um melhor substrato para a construção de uma obra, como um edifício, uma rodovia ou uma represa. Podem ser de rolos vibratórios, lisos, com pé de carneiro ou pneumáticos, de placa, de percussão (sapo ou pula-pula), tracionados ou auto-propelidos, motorizados a eletricidade ou combustão interna.
O nome do compactador rolo pé de carneiro vem do uso que os antigos romanos faziam dos carneiros para compactar as suas estradas. As manadas de carneiros passavam por cima dos aterros até que se chegava ao grau de adensamento considerado suficiente.
1.2. Descrição do equipamento
Os rolos pé de carneiro são constituídos por cilindros metálicos com protuberâncias (patas) solidarizadas, em forma tronco-cônica e com altura de aproximadamente de 20 cm. Podem ser alto propulsivos ou arrastados por trator.
A camada compactada possui geralmente 15 cm, com número de passadas variando entre 4 e 6 para solos finos e de 6 e 8 para solos grossos.
As características que afetam o desempenho dos rolos pé-de-carneiro são a pressão de contato, a área de contato de cada pé, o número de passadas por cobertura e estes elementos dependem do peso total do rolo, o número de pés em contato com o solo e do número de pés por tambor. Além, do seu emprego em solo adequado.
1.3. Solo Utilizado
O rolo pé de carneiro estático é indicado para a compactação de solos siltosos e argilosos, já o rolo de pé de carneiro vibratório é empregado em solos com mistura de areia com siltes e argilas.
1.4. Conclusão
Dessa forma, pode se perceber que a qualidade final da compactação não depende apenas do tipo do solo, mas também do equipamento (que deve ser adequado a este) e de suas