como é o processo de Vinho, Iogurte, Champanhe e PÃO
A produção de vinho é um processo fermentativo; assim sendo, ocorre sem oxigênio. As leveduras que realizam a fermentação, sendo anaeróbias facultativas, para realizar a fermentação, precisam estar em um ambiente sem O2, caso contrário, param de realizar fermentação e realizam respiração aeróbica.
Iogurte
O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista e em igual proporção dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, o açúcar do leite, para obterem energia e em contrapartida eliminam o ácido lático que coalha o leite. O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite.
Champanhe
O Método Asti é bem diferente por não utilizar o processo de duas fermentações, as uvas são colhidas e vinificadas rapidamente em autoclaves fechadas, assim, durante o processo de fermentação as bolhas ficam aprisionadas, depois o líquido é engarrafado a baixas temperaturas. O vim mousseux é fabricado pelo método do champagne (champanoise, champagnoise, ou champenoise, etc) que consiste em juntar um vinho comum a outro vinho com açúcar (licor de expedição) e engarrafar a mistura. Devido ao açúcar, o líquido retoma a fermentação produtora do gás carbônico. Devido ao aumento de pressão na garrafa (que chega a 4 atmosferas) o gas permanece misturado ao líquido e será liberado em bolhas, quando a garrafa for aberta. O chamado método Charmat é semelhante, mas pode produzir diferenças de sabor. A fermentação, após a adição do licor de expedição, se dá em autoclaves que suportam a pressão da segunda fermentação, e das quais o espumante passa às garrafas, sem perda do gás.Há um terceiro método, próprio para uvas muito doces, e que dispensa a adição do açúcar. É o processo italiano Asti. A fermentação normal do vinho se completa na garrafa, e o gás residual fica retido no